Capa » Cigarros Eletrônicos » Cigarros eletrônicos podem causar pneumonia?

Cigarros eletrônicos podem causar pneumonia?

Cigarro eletrônico pode causar pneumonia?

Já existem aproximadamente 2,5 milhões de usuários de cigarro eletrônico no Reino Unido. Estima-se que 30 milhões de pessoas tem vaporado na América, e há muitos outros milhões mais em todo o resto do mundo, inclusive milhares aqui no Brasil.

  • Dois deles têm relatado um caso de pneumonia lipoide.
  • Ambos eram ex-fumantes.

Apesar dos números, alguns acreditam agora que os e-cigarros podem causar pneumonia.

Como nós sabemos, o ato de fumar acarreta diversos riscos extremamente altos que podem causar uma morte precoce.

Cigarros Eletrônicos por outro lado são significativamente mais seguros do que os cigarros de tabaco, de acordo com diversos cientistas.

E agora, especialistas em cigarros eletrônicos temem que muitos fumantes estão escolhendo outras formas de parar com o tabaco e evitando os cigarros eletrônicos devido as noticias de pneumonia.

O Professor Ricardo Polosa é um deles. Nesta entrevista do Ecigarret Direct ele discute pneumonia lipoide – e se os usuários de cigarros eletrônicos devem se preocupar com isso.

Professor PolosaSobre o Professor Polosa, MD, PhD

Polsa é diretor do Instituto de Medicana Interna e Imunologia Clínica da Universidade de Catina (Itália). Ele também é o responsável do centro universitário de pesquisas do tabaco (Universidade de Catania) e Professor Honorário de Mediciona da Universidade de Southmpton (Reino Unido). Ele e sua equipe já pesquisaram vários estudos sobre e-cigarros.

A pneumonia lipoide e os cigarros eletrônicos

Pergunta: Como surgiu a ideia de que vaporar leva a pneumonia lipoide?

Professor Polosa: Pneumonia lipoide é uma doença respiratória rara que pode ocorrer a partir de aspiração ou inalação de determinados materiais no pulmão; este tem sido relatado em idosos após a ingestão acidental de laxantes à base de óleo.

Não há nenhuma maneira do cigarro eletrônico colocar pessoas em risco de pneumonia lipoide simplesmente porque a vaporização comercialmente disponíveis nos líquidos para cigarro eletrônico não contem esse material (fatlike). No entando, estou ciente de dois relatórios de pneumonia lipoide que os médicos respiratórios nos EUA e posteriormente na Espanha têm sugerido que a consequência é o vapor.

Após uma revisão cuidadosa destes casos clínicos, eu poderia identificar uma causa mais plausível para pneumonia lipoide desses pacientes. Eu não entendo por que os meus colegas inriminam os vaporizadores. Muito provavelmente, eles (erroneamente) argumentaram que a inalação de glicerina vegetal no líquido para cigarro eletrônico poderia ter sido a causa sem considerar que a glicerina não é lipídica, mas um álcool. Pelo álcool em sua definição não pode causar pneumonia lipoide.

Pergunta: Vapers precisam se preucupar com óleos em e-cigarros que podem causar pneumonia lipoide?

Professor Polosa: A presença de óleos essenciais não é incomum em alguns e-líquidos e aromas (particularmente em frutas cítricas, mentol). No entando, os óleos essenciais não são óleos (não lipídios) em sentido estrito; o termo “óleo” em óleo essencial é um equivoco. Assim, eles não podem causar pneumonia lipoide.

Os óleos essenciais são para ser distinguidas a partir de óleos de aroma (óleos essenciais dissolvido em um solvente oleoso).

É evidente que a presença de óleos essenciais pode ser potencialmente irritante e a hipossensibilidade pode desenvolver-se em indivíduos susceptíveis. Mas isso é uma história diferente.

Pergunta: Há algum tipo de aromas à base de óleo que podem levar à pneumonia lipoide?

Professor Polosa: Não que eu estou ciente.

Pergunta: Vapers precisam tomar cuidado ao misturar seus próprios e-líquidos?

Professor Polosa: Em principio eu não recomendo, considerando que misturar pode acarretar erros e contaminação.

Em relação a exposição acidente a fatlike material, ao misturar as suas próprias misturas de bricolage, usuários de cigarros eletrônicos devem certificar-se de que as soluções aromatizantes estão livres de materiais fatlike, tais como óleo vegetal.

Já ouvi histórias de óleos essenciais (não fatlikes) vendidos em farmácias para massagem terapêutica que são dissolvidos em solventes oleosos (óleo vegetal) normalmente. Isso pode ser um problema porque a inalação crônica de tais misturar DIY poderia, teoricamente, levar a pneumonia lipoide.

Pergunta: Quais consequências esse rumor trás?

Professor Polosa: O caso pneumonia lipoide tem recebido cobertura da mídia emocional e generalizada na Espanha. Muito usuários dessa região passaram a ter medo e receio de desenvolver doenças graves por vaporar.

Pneumologistas espanhóis fizeram uma campanha agressiva contra e-cigarros. Estes dois fatores contribuíram para destruir a “imagem” positiva desses produtos, para mudar as percepções dos consumidores sobre o benefício.

O texto foi extraido do site: http://www.ecigarettedirect.co.uk/ashtray-blog/2015/08/e-cigarettes-lipoid-pneumonia.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*